segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Nossas bobageras

"A primeira coisa é que eu sei que a palavra bobagera não existe. Mas meu pai, mineiro, era assim que falava quando eu ainda era adolescente:
Devia era prestar concurso pru Banco do Brasil, no lugar de ficar aí escrevendo essas bobageras.
Fiz as duas coisas. Entrei para o Banco do Brasil e continuei a escrever as bobageras. Um dia, deixei os carimbos de lado e fiquei só com as bobageras mesmo."

"... Em terceiro, aproveitar a oportunidade para dedicar ao meu pai este livro que, sem eu pedir, me deu uma Lettera 22 da Olivetti, quando fiz 18 anos, me olhando de soslaio a imaginar quantas bobageras não sairiam dali." ( Mario Prata)



Esse texto está no começo do livro do Mario Prata, Cem Melhores Crônicas ( que, na verdade, são 129), que graças a professora Eliana que o levou para a aula e à minha curiosidade, descobri ser um dos livros mais divertidos que já li.
Achei ótimo esse trecho porque para mim é exatamente o que essa história de blog representa. A possibilidade de escrever sobre nossas bobageras (hihihih). Sobre qualquer coisa que nos interesse.
Suas crônicas são ótimas, e ele tem uma capacidade tão grande de brincar com as palavras que simplesmente não dá vontade de parar de ler. E foi por isso que decidi falar sobre este livro. Através de seus textos percebi( na verdade já sabia, mas ele reforçou a minha opinião), que não são só os assuntos "profundos" ou românticos, por exemplo, que são os mais interessantes, apesar das pessoas darem mais importancia à eles. Não importa se falamos de política ou de amor, o essencial é que escrevamos nossas bobageras.
Mesmo as pessoas que estão escrevendo "meio que contra a vontade", fazem textos ótimos, pois ao compor eles, passam para essas páginas eletrônicas assuntos de seu interesse, acontecimentos de seu cotidiano.
Talvez o assunto seja bobagera para alguns, porém para o escritor não é.


obs: tomara que ninguem interprete esse texto de uma forma ruim pois para mim nossas bobageras são importantes.

Um comentário:

Aline Barbosa disse...

Fernanda! Adorei esse texto...

Mas poxa, q crueldade... Aquele primeiro trecho q vc colocou fez com q eu ficasse louca de vontade de ler o resto do texto e nem vou poder... =|

huahau

Mas enfim... Gostei mesmo do texto e concordo contigo... É por aí...
Bobagera é o q há... Poder viver de escrever suas bobageras é uma oportunidade incrível.

Enfim...

Bjão!
\o7